sexta-feira, 9 de maio de 2008

Feliz Dia das Mães com Poesia...

z


Foto: Ronaldo Maciel - Poema : André L. Soares



Um pouco de História...

A origem do dia das mães é datada no século XX. A história iniciou nos Estados Unidos, em uma cidade do Estado da Virgínia Ocidental, em maio de 1905. Anna Jarvis, filha de pastores perdeu sua mãe e passou por uma forte depressão. Diante do sofrimento, algumas amigas a fim de perpetuar a memória da mãe de Anna tiveram a idéia de fazer uma festa. Homenagem essa que, por incentivo de Anna, se estenderia a todas as mães, vivas ou mortas, como um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães, com o intuito de fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães durante três anos seguidos. A primeira comemoração ocorreu em 26 de Abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E.Glasscock, incorporou o dia das mães ao calendário de datas comemorativas. Logo após a comemoração, o Dia das Mães se difundiu por todo o país. Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de maio. Em pouco tempo, o dia das mães passou a ser reconhecido por mais de 40 países.

Em Israel, o dia das mães deixou de ser comemorado, passando então a ser celebrado o dia da família, no mês de Fevereiro.

No Brasil, o dia das mães é comemorado no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado, em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, sendo que o primeiro dia das mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de Maio de 1918.

Antes de Anna, a escritora Julia Ward Hove já sugeria a criação do dia das mães, ao organizar em Boston, no ano de 1872, um encontro de mães dedicado à paz.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola - Fonte: ABCIN



E como o Dia das mães vem chegando, aqui vai uma deliciosa sugestão para a sobremesa de Domingo, para aqueles que desejam homenagear, aquela que sabe como ninguem, dar um toque especial a nossa vida, sempre com carinho e amor.


TORTA REAL DE CHOCOLATE

INGREDIENTES:
Massa

.300g de chocolate meio amargo picado

.100g de chocolate ao leite picado

.1 lata de creme de leite com o soro

.8 gemas grandes

.200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

xícara(chá) de açúcar

.2/3 xícara (chá) de cacau em pó peneirado (90g)

.3 colheres (sopa) de conhaque

.1 colher (café) de bicarbonato de sódio

.1 colher (café) de essência de baunilha

.1 colher (café) de essência de rum

.8 claras

.4 colheres (sopa) de açúcar

Cobertura

.300g da massa negra (que esta reservada)

.100g de chocolate meio-amargo picado

.100g de creme de leite fresco

MODO DE PREPARO

Massa

Derreta os chocolates com o creme de leite, em banho-maria, mexa com um fuet. Reserve. Na Batedeira WALITA com os batedores para massas leves bata as gemas, a manteiga e o açúcar até que fique leve e esbranquiçado, acrescente o cacau, os chocolates que estão reservados, o conhaque, o bicarbonato e as essências, e bata rapidamente.

Bata as claras em neve e adicione as 4 colheres(sopa) de açúcar até obter um merengue. Envolva delicadamente o merengue na massa até que fique homogêneo. Reserve 300g da massa pronta e espalhe o restante em uma assadeira redonda de 25 cm de diâmetro untada e enfarinhada.

Leve ao forno pré-aquecido 180 graus em banho-maria e asse por aproximadamente 30 minutos.

Cobertura

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme liso e brilhante. Empregue na montagem.

RENDIMENTO: 8 porções

TEMPO DE PREPARO: 2 horas
.
.

Fonte: Gostrô Online

Feliz dia das Mães!!!


2 comentários:

Magnolia disse...

Rita encontrei seu blog hoje. Adorei as suas poesias e as receitas. Amanha experimento esta tarde real e depois comentarei.
Portugal

Teste Sniqper disse...

Pedindo antecipadas desculpas pela “invasão” e alguma usurpação de espaço, gostaríamos de deixar o convite para uma visita a este Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...